Estudo de vida de prateleira (Shelf-Life)

Shelf Life é o que chamamos de “vida de prateleira” de um alimento, vulgarmente conhecida por “prazo de validade” do produto. Ou seja: é o período no qual um alimento se mantém seguro para o consumidor, mantém as características sensoriais, físicas, químicas e funcionais desejadas, e cumpre com as características nutricionais evidenciadas na rotulagem, sob as condições de armazenagem recomendadas.

Para determinar a Shelf Life de um produto são analisadas as características sensoriais (aroma, textura, sabor, aparência), características físicas  e microbiológicas. Quando um produto apresenta sinais de deterioração com alterações em suas características ou se um agente patogênico é encontrado, o produto não está mais apto para venda e esse ponto é determinado para ser sua Shelf Life ou vida de prateleira.

Para tanto, realizam-se testes laboratoriais que avaliam amostras a partir da sua fabricação ou preparo, em diferentes períodos, para detectar o limite de aceitabilidade do alimento e determinar o seu prazo de validade. Essas análises são fundamentais para garantir que o alimento esteja em boas condições para o consumo humano.

            

Carregando...