Engeali

Entenda como as embalagens alimentícias influenciam na segurança alimentar

embalagens alimentícias

Você sabia que a segurança alimentar e a vida de prateleira de um produto estão diretamente relacionados às embalagens alimentícias? Confira neste artigo mais informações sobre como garantir a segurança de seu produto utilizando métodos de conservação e embalagens apropriadas!

De acordo com a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, segurança alimentar e nutricional (SAN) é definida como “a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis”.

É dever de todos os produtores alimentares fornecer alimentos seguros, através de cadeias produtivas adequadas com os conceitos de Boas Práticas de Fabricação e a utilização de matérias-primas de qualidade.

Dessa maneira, todo o processamento dos alimentos precisa conter padrões sanitários, para que se desenvolva um alimento seguro para os consumidores. Fatores como funcionários bem capacitados, processamento adequado, ingredientes de qualidade, acondicionamento dos produtos em embalagens apropriadas e armazenamento correto resulta em um produto com maior valor agregado.

Embalagens alimentícias
Fonte: Outras Palavras, 2020

As funções das embalagens alimentícias são acondicionar o alimento, preservando sua qualidade e segurança, assim seu papel é formar uma barreira contra meios físicos, químicos e biológicos. Ela também informa algumas características do produto, sua composição e outros fatores, assim servindo como veículo de comunicação entre o consumidor e o alimento.

A proteção vinda das embalagens também é um fator importante, pois ela contribui para o transporte e manuseamento dos alimentos, evitando perdas e adulterações dos produtos. 

A vida útil dos alimentos depende da sua conservação. Como dito anteriormente, a embalagem mantém a qualidade e segurança contra a deterioração dos produtos. Contudo, para obter um produto mais seguro, empregam-se outros métodos em conjunto com as embalagens, como:

Processamento térmico

A utilização de processos térmicos em conjunto com as embalagens, resulta em uma maior conservação dos alimentos, pois alguns micro-organismos presentes são destruídos em determinada temperatura.

Atmosfera modificada

Nesse processamento trabalham-se com certos gases como O2, CO2 e N2 em determinada quantidade, desenvolvendo um alimento com maior qualidade e segurança, pois essa embalagem possui uma atmosfera gasosa que não é apropriada para o crescimento de certos micro-organismos.

As embalagens possuem um ou mais material(is) como base e a escolha dessas matérias-primas depende do tipo de produto, processamento, vida útil do alimento, consumidor, descarte e entre outros aspectos. Cada uma possui vantagens e desvantagens, vamos conhecer um pouco mais sobre cada matéria-prima:

Metálicas

Essas embalagens apresentam suas formas subdivididas em corpo, tampa e fundo ou somente corpo e tampa, podendo ser compostas por folha de flandres, folha cromada, folha não revestida e folha de alumínio. Essa matéria-prima metálica é reciclável e apresenta uma boa resistência em uma grande variação de temperatura, contudo pode sofrer interação química com o produto acondicionado.  

Plásticas

A palavra “plástico” é utilizada para indicar que o material possui polímeros sintéticos ou modificados. Essa matéria-prima apresenta uma grande utilização por possuir um custo baixo e assim sendo eleita como melhor  substituta das embalagens de vidro e metal. Nela não existe um padrão para a produção, nele pode-se adicionar aditivos ou diversos polímeros e seu processamento é variável. Outros fatores para sua aplicação são seu baixo peso e por ser uma ótima barreira mecânica. 

Vidro

É considerada a embalagem mais antiga da humanidade, ele é definido como líquido sub-resfriado, composto basicamente por sílica, soda e cal. Uma das maiores vantagens para sua utilização é a reutilização dessa embalagem e por ser um ótimo material contra barreiras físicas, químicas e biológicas, contudo fatores como alto custo e fragilidade prejudicam a alta taxa de consumo das mesmas.

Celulósicas

São compostas por derivados da celulose, sendo utilizadas em sacos, caixas de papelão e entre outros. Existe um vasto emprego nos alimentos e apresenta uma grande diversidade de formato e espessura. Sua utilização contra as barreiras mecânicas é ineficiente, porém é ótimo para o emprego de alimentos que necessitam ser armazenados em baixas temperaturas.

Dessa forma, é necessário que se escolha da embalagem correta proporciona a segurança do alimento e faz com que as características originais do produto não se alterem. Caso tenha alguma dúvida em qual tipo de embalagem é a melhor para seu produto, entre em contato com a Engeali! 

SHARE THIS

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?