Engeali

Produtos Embutidos: o que são e como desenvolver

Nosso blog

Produtos Embutidos: o que são e como desenvolver

Os alimentos embutidos são extremamente comum na nossa sociedade devido ao fato de serem preservados e armazenados por mais tempo. Neste artigo você descobrirá os métodos de processo e quais alimentos são obtidos!! 

Segundo o Decreto nº 9.013, Art. 288, produtos embutidos são produtos cárneos compostos “com carne ou com órgãos comestíveis, curados ou não, condimentados, cozidos ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório a tripa, a bexiga ou outra membrana animal.” A origem dos embutidos data de 500 a.C, com produção artesanal e familiar, o que explica as variedades associadas com o local de onde surgiram, como por exemplo, o salame de Génova.
Além disso, existem três tipos de embutidos, os frescos, secos e cozidos. Os frescos têm uma durabilidade menor, o período de consumo varia de 1 a 6 dias. Os secos são produtos crus que passam pelo processo de desidratação onde seu período de conservação aumenta. Os cozidos são aqueles embutidos que passam pelo processo de cozimentos em estufas ou em água.
As carnes são a base dos produtos embutidos, as mais utilizadas são as ovinas, bovinas, aviárias, além disso o processamento dessas carnes é dividido em x etapas: seleção e preparo da carne, moagem, temperagem, embutimento e modelagem, curagem e maturação.
A seleção das carnes serve para a obtenção de carnes frescas, de alta qualidade e a escolha correta dos cortes, levando em consideração a proporção de carne e gordura. Já o preparo serve para retirada de ossos, tendões e excesso de gordura, além disso é nessa etapa que ocorre o resfriamento para garantir a segurança alimentar.

Em seguida ocorre o processo de moagem onde as carnes, anteriormente resfriadas, passam por moedores para criar uma massa uniforme, obter a textura adequada para os embutidos e facilitar a inserção de temperos. Logo após é realizada a temperagem, ou seja, a incorporação de temperos e ingredientes que forneçam sabor aos embutidos.
Na sequência acontece o embutimento onde a carne já temperada é inserida nas tripas que podem ser naturais (advindas de ovinos, bovinos e suínos) ou artificiais (colágeno constituído, celulose e sintéticas), depois os produtos podem ser moldados como desejado.
Por fim, acontece o processo de curagem e maturação onde o produto vai ser armazenado em um ambiente com condições específicas para garantir a perda de água e a estabilidade microbiológica. 

Esse alimento já faz parte da rotina do brasileiro e existem diversos tipos, alguns deles são a linguiça, mortadela, morcela, salsicha, nuggets e o salame. 

Tem alguma dúvida sobre produtos embutidos ou está pensando em aprimorar seu produto? Entre em contato com a Engeali!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?