Engeali

Nosso blog

5 técnicas para o desenvolvimeto de snacks proteicos

Já teve vontade de desenvolver um novo alimento e empreender no mercado, mas não soube por onde começar? Não conseguiu identificar a melhor forma de desenvolver seu snack proteico? Caso a resposta seja “sim”, este artigo é justamente para você!

Os snacks proteicos são alimentos convenientes e saborosos que se tornaram populares entre aqueles que buscam uma dieta saudável e equilibrada, com foco especial no aumento da ingestão de proteínas. Ao contrário de muitos lanches convencionais, que podem ser ricos em açúcares, carboidratos simples e gorduras saturadas, os snacks proteicos são formulados para fornecer uma fonte concentrada de proteínas de alta qualidade, sendo projetados para qualquer pessoa preocupada em manter um estilo de vida saudável, esses lanches são ricos em proteínas, que desempenham um papel crucial na construção, reparo e manutenção dos tecidos do corpo.

A crescente demanda por snacks protéicos pode ser atribuída a várias razões. Em primeiro lugar, a conscientização sobre a importância das proteínas na dieta aumentou significativamente, levando as pessoas a procurar maneiras convenientes de atender às suas necessidades proteicas diárias, optando pela facilidade na alimentação e de forma saudável. Além disso, o mercado fitness e de bem-estar tem experimentado um crescimento notável, com mais pessoas se envolvendo em atividades físicas e adotando estilos de vida saudáveis.

Os snacks proteicos podem ser produzidos a partir de diversas fontes de proteínas, desde animal e vegetal, sendo comumente utilizadas a proteínas do soro do leite (whey protein), sendo esta, de alta qualidade, pois contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparo muscular, com alta digestibilidade e absorção pelo corpo. Fontes vegetais, ideais para aqueles que optam por dietas veganas/vegetarianas, podem ser utilizadas proteínas da soja, ervilha, grão de bico, entre outras, sendo a soja com maior qualidade e aminoácidos essenciais, sendo estas diferenciadas pela quantidade de aminoácidos presentes, sendo ótimas fontes proteicas, além de vitaminas e minerais. As proteínas vegetais, também são importantes para reconstrução muscular, como também auxilia na redução do colesterol ruim, proteção cardiovascular e até suporte à saúde óssea.

Algumas técnicas podem ser utilizadas para garantir a qualidade, durabilidade e a palatabilidade dos snacks proteicos, variando para cada tipo de produto e ingrediente. Dentre as técnicas mais utilizadas estão:

  • A secagem, onde há a redução da umidade auxiliando na vida útil do produto e também na textura, tornando-os mais crocantes e macios.
  • A extrusão, um processo em que os ingredientes são submetidos a pressão e temperatura controladas, passando por uma matriz em formato específico, permitindo formas e tamanhos diferentes, além de melhorar a digestibilidade das proteínas.
  • Adição de conservantes e estabilizantes, que são utilizados para manter a conservação dos snacks, evitando proliferação de microrganismos e deterioração do alimento e, auxiliar a manter a textura e estrutura do produto ao longo do tempo, respectivamente.
  • Coberturas e revestimentos podem ser empregadas, como chocolates, iogurtes, entre outros sabores para proteger do contato com o ar, umidade, luz ou outros fatores que podem causar sua deterioração, além de melhorarem o sabor e aparência, tornando-o mais apetitoso.
  • Embalagem adequada também é importante para preservar a qualidade e frescor dos snacks, sendo ideal que ajude a proteger da exposição ao ar, umidade, luz e outros fatores que podem causar a deterioração do produto. Contribuindo para a vida útil dos snacks proteicos.

Investir nesse nicho pode ser de grande valor e oportunidades para as empresas, pois como visto anteriormente, é um mercado com grande expansão e demanda crescente, pois a procura por alimentos saudáveis, nutritivos e convencionais é cada vez maior entre as pessoas, além de haver um espaço para inovação com produtos diferenciados e saborosos, podendo ser direcionados para um grupo específico, como atletas, veganos, e/ou também para toda população que desejar. Fornecer um snack proteico de qualidade, saudável, saboroso e atrativo aos clientes, há maior chance e facilidade de conseguir base sólida de clientes para a expansão da empresa.

Você tem uma ideia brilhante para o seu produto, mas não sabe como transformá-la em realidade? Entre em contato conosco hoje mesmo!  A Engeali está aqui para ajudar você a revolucionar o mercado !

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?