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5 dicas para inovar no mercado de alimentos: como desenvolver novo produto do zero

desenvolver novo produto

Você sabe como empreender no mercado de alimentos? Como desenvolver um novo produto que se destaque em meio à tanta concorrência? Confira aqui 5 passos para obter sucesso em seu negócio!

O setor de alimentos é famoso por ser um dos menos afetados pelas crises tão comuns em nosso país, e durante a pandemia, isso não foi diferente.

Apesar de muitos bares e restaurantes fechando, nota-se um grande crescimento de novos empreendimentos no ramo alimentício. A situação em que vivemos acelerou diversas tendências: as pessoas começam a se importar cada vez mais com os impactos à saúde, ao meio ambiente e a sociedade, causados pelos alimentos que consomem.

Essa grande necessidade cria diversas oportunidades para iniciar seu próprio negócio no ramo alimentício. Tendo isso em vista, o objetivo desse texto é trazer um passo a passo com os principais pontos necessários para que você desenvolva seu produto e consiga entrar com sucesso no mercado de alimentos.

Passo 1: Entenda seu consumidor

Esse é o passo essencial para que você atinja o objetivo de colocar seu produto no mercado de alimentos, pois, a partir desse, você terá a base para o início de seu empreendimento.

Seu foco é definir seu público-alvo, conhecendo suas necessidades, assim definindo uma base de como deve ser desenvolvido seu produto, bem como a linguagem e canais pelos quais vai ocorrer a comunicação com o consumidor, campanhas que podem ser realizadas, e muito mais. Para ter sucesso no mercado de alimentos, você precisa entregar um produto personalizado ao seu público-alvo.

Um serviço que vai te ajudar nisso é o estudo de mercado. O objetivo desse é entender detalhadamente seus clientes, seus concorrentes e seus fornecedores, conhecendo mais a fundo o mercado que vai atuar.

Passo 2: Desenvolva seu produto

Para que você, empreendedor, crie um produto de sucesso, não basta apenas ter uma ideia brilhante, você precisa entender se seu produto resolve os problemas dos consumidores. Só assim você vai ter certeza de que descobriu uma oportunidade de mercado.

Então, no momento de desenvolvimento do seu produto, é essencial que você verifique que atendeu todas as necessidades do cliente. Segue algumas perguntas que você deve fazer nesse momento:

Quem?

Qual o público-alvo do produto? Crianças, adultos, veganos, celíacos…?

Para quê?

Que problema desse público meu produto irá resolver?

Por quê?

Qual o diferencial do meu produto?  Ele segue as tendências do mercado?

Procurar as tendências do mercado que você pretende entrar te ajuda a entender as atuais necessidades dos consumidores, identificando diversas oportunidades para criação de produtos. Existem muitas empresas juniores na área de alimentos que levam todos esses fatores em conta na hora de desenvolver seu produto, pois estão sempre atualizadas sobre todas as novidades desse mercado.

Passo 3: Plano de negócios

Ter um plano de negócios bem definido é essencial para sua inserção em qualquer mercado.

Esse plano vai definir os objetivos da empresa e os meios utilizado para alcançá-los. Além disso, vai definir diversos fatores, como a localização da empresa, os insumos e investimentos, e o enquadramento jurídico, ou seja, vai criar toda a estratégia do seu empreendimento.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apresenta conteúdos gratuitos de todos os componentes necessários para realizar o seu plano de negócio. Existem ainda muitas empresas especializadas nesses serviços básicos para seu sucesso no mercado.

Passo 4: Identidade visual

A identidade visual faz referência a todo o padrão de cores, logotipo e slogan de sua empresa. Seu objetivo é reforçar os valores do seu produto e atrair seus clientes.

Diversos estudos mostram a influência das cores nas decisões das pessoas, repare que várias gigantes do setor de alimentos costumam usar tons de amarelo e vermelho na identidade visual de sua marca, essas são a associadas ao apetite e a atenção.

Além disso, a identidade visual tem grande influência na facilidade e no sucesso do marketing da sua empresa, visto que, com esse, você terá tempo e dinheiro poupado na criação de ideias e de aspectos relacionados à qualidade e organização da empresa.

Isso é essencial tanto nos mercados quanto no meio online, pois nesses locais seu produto estará exposto a um grande fluxo de consumidores, mas também estará disputando atenção com muitos outros produtos.

Passo 5: Marketing

O marketing, cada vez mais importante no mercado de alimentos, nada mais é que um conjunto de estratégias que têm por objetivo agregar valor a um produto ou marca para seu público-alvo. Sua estratégia de marketing vai estar presente na embalagem e identidade visual de seu produto, bem como em todos os canais e meios de comunicação com o cliente.

Na área de alimentos, algumas das tendências no marketing são:

  • Marketing Nutricional

Busca atrair os clientes mostrando os benefícios nutricionais do alimento, bem como atendendo às exigências dos órgãos e especialistas desse setor, passando, então, confiança sobre seu produto ao cliente.

Algo essencial nessa estratégia é o desenvolvimento do rótulo de seu alimento, onde são expostos e comprovados todos os benefícios desses, enquadrando-os na legislação e atraindo clientes pela confiança e seriedade que seu produto transmite.

  • Marketing Verde

Estratégia com apelo ambiental, vinculando sua marca a uma ideia ecologicamente e socialmente correta.

Para esse, é necessário adequar todos os processos da sua empresa, visando causar o menor impacto possível no meio ambiente e gerar impactos positivos na sociedade. Isso é feito através de ações de caridade, políticas de gerenciamento de insumos e resíduos. Além disso é importante selecionar fornecedores que seguem essa linha.

Existem muitos outros aspectos a serem levados em conta no desenvolvimento do marketing de seu negócio. É recomendado a utilização de serviços de empresas especializadas nisso, visto que estudam todas as técnicas associadas às diferentes tendências do mercado.

Depois de realizar esses passos, você vai estar mais do que preparado para lançar seu produto com sucesso nesse mercado, que se encontra tão cheio de necessidades, ou melhor, cheio de oportunidades.

Lembre-se sempre de quem vai trazer bons resultados a seu empreendimento: o consumidor.

Crie sua empresa e seu produto pensado e personalizado para seu público-alvo, estabeleça um plano e leve sua mensagem aos consumidores. A partir desse ponto, basta continuar se dedicando e apreciar o desenvolvimento de seu mais novo empreendimento.

Caso você precise de ajuda em qualquer um desses passos, entre em contato com a Engeali. Estaremos dispostos a ajudá-lo (a) no desenvolvimento do seu novo produto e proporcionar maior sucesso ao seu empreendimento!

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