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Desenvolvimento de um novo produto alimentício: como dar o primeiro passo?

novo produto alimentício

Já teve vontade de desenvolver um novo alimento e empreender no mercado, mas não soube por onde começar? Não conseguiu identificar qual o melhor ramo para empreender no setor de alimentos? Caso a resposta seja “sim”, este artigo é justamente para você!

Você sabia que atualmente, o empreendedorismo cresceu consideravelmente no Brasil? Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apontam que em 2020 houve um aumento de 6% do número de empresas abertas em relação à 2019. De acordo com os analistas do SEBRAE, isso ocorreu devido aos impactos causados pela pandemia, que obrigou as pessoas a procurarem alternativas para gerar renda.

De acordo com esses dados e sabendo que muitas micro e pequenas empresas foram abertas, infere-se que a competitividade no mercado aumentou consideravelmente, e isso exige que empreendedores criem produtos inovadores, que atendam as necessidades e que façam a diferença para o consumidor.

Visando o sucesso do produto no mercado logo no início de seu lançamento, definiram-se algumas estratégias que podem ajudar o empreendedor a dar o primeiro passo no desenvolvimento de um novo produto (DNP). Confira a seguir algumas delas!

Saiba o que o mercado consumidor deseja.

Para lançar um produto no mercado, é de grande importância analisar as tendências atuais de consumo. Um estudo mostrado pela Brasil Food Trends 2020 apresentou o perfil alimentar dos brasileiros nos últimos anos, indicando os aspectos que levam as pessoas a consumirem um determinado produto. A imagem abaixo demonstra esses aspectos:

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Avaliando essas tendências, é possível ter um direcionamento no momento de criar um produto, e em como oferecer para o mercado. Por exemplo, sabendo que 34% das pessoas preferem um produto que apresente conveniência e praticidade, é possível pensar nos meios de fazer com que o produto evidencie tais características, e seja mais fácil de introduzi-lo no mercado.

Por isso, antes de começar a elaborar um produto, faça uma pesquisa de tendências alimentares, pois isso facilitará consideravelmente as próximas etapas de desenvolvimento do novo produto.

Brainstorm, seleção de ideias e estabelecendo a linha do produto

Uma das coisas mais importantes que devem ser feitas para desenvolver um novo produto é um brainstorm, ou seja, utilizar a diversidade de pensamentos e ideias para gerar uma primeira idealização do produto.

Com isso, é possível que se tenha um maior número de possibilidades para o desenvolvimento do projeto, para que posteriormente as ideias mais pertinentes sejam selecionadas e colocadas em prática.

Além disso, à medida que se realiza o brainstorm, é necessário que se estabeleça a linha que o produto seguirá, como por exemplo, no mercado de alimentos saudáveis, determinar se o produto será fitness, vegano, funcional etc.

Ambos os pontos citados acima são significativos para dar o primeiro passo para a criação de um novo produto alimentício, uma vez que podem gerar um apoio para a formalização do projeto e diminuirá a possibilidade de erros durante o desenvolvimento.

Desenvolva um plano a ser seguido desde o início ao fim do projeto

Agora que já foram feitas pesquisas de tendências, elaboração e seleção de ideias, e definido o tipo do produto, é preciso iniciar a parte técnica do projeto.

Montar um fluxograma, ou até mesmo um cronograma das etapas do projeto é essencial para a organização, e isso é uma das principais chaves para o sucesso do produto.

Vale ressaltar que no decorrer das etapas podem surgir empecilhos que necessitam ser corrigidos, levando assim um tempo a mais para a progressão das etapas, o que é muito comum em um DNP.  No entanto, esses erros devem ser identificados e corrigidos o quanto antes, pois, assim como afirma Atkinson (2003): “Um defeito corrigido nas fases iniciais do projeto custará R$1,00; na fase de desenvolvimento do produto custará R$10,00 e na fase de lançamento custará R$100,00”.

Desenvolvimento técnico do produto e da produção

Conforme tudo o que foi planejado e pré-estabelecido nas etapas iniciais, agora o projeto será colocado em prática.

Primeiramente, é fundamental pensar nos ingredientes que serão utilizados no produto, bem como será o método de preparo e, ainda, definir se o produto conterá aditivos (naturais ou não) e se irá utilizar algum processamento que promova a conservação almejada para o alimento em questão. Assim que esses fatores estiverem bem definidos, é preciso colocar em prática e testar a formulação proposta.  

Ter em mente que essa é uma das etapas mais longas da elaboração do produto é essencial, pois dificilmente um novo produto apresentará um resultado satisfatório nos primeiros testes. Com isso, é necessário estar aberto para possíveis reformulações de ingredientes, novos métodos de preparo e conservação, até que os resultados esperados sejam alcançados.

Validações

Finalmente, após passar pela longa etapa de desenvolvimento técnico, consegue-se atingir resultados satisfatórios para o produto.

A etapa de validação não é indispensável, mas é muito aconselhável que seja executada, pois proporcionará maior garantia de que o alimento está adequado ao mercado consumidor e será bem aceito quando lançado.  

As validações consistem em realizar testes com consumidores, por exemplo, oferecer o produto para uma determinada quantidade de pessoas e solicitar um feedback, considerando possíveis sugestões e aceitando críticas construtivas, com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais a formulação do alimento.

Isso trará maior segurança para o empreendimento, e as chances de aceitação e sucesso no mercado aumentará, consequentemente.

Em vista do que foi abordado, pode-se afirmar que o desenvolvimento de novos produtos e empreendimento no mercado alimentício é bastante desafiador, tanto pela concorrência dos produtos, quanto ao fato de dar o primeiro passo de desenvolvimento desse projeto. Porém não é um “bicho de sete cabeças”.

O segredo de tudo é a organização do projeto, seguir as estratégias conforme explicitado acima – fazendo as modificações das etapas quando necessário –, e estar sempre atento ao que o mercado consumidor está exigindo. Além disso, aproveite para ler também outras das estratégias que poderão te ajudar:  5 dicas sobre empreendimento no setor de alimentos: como inovar no mercado?

Tomando essas estratégias como base para iniciar o DNP, promoverá maior facilidade no lançamento deste novo produto, mais resultados positivos perante as etapas do projeto e ao consumidor, e consequentemente, maior sucesso no mercado.

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