Engeali

Análises Laboratoriais

Qual a importância das análises laboratoriais?

Nosso blog

Qual a importância das análises laboratoriais?

Análises Laboratoriais

As análises laboratoriais são essenciais para garantir um bom produto. Você conhece todas as utilidades dessas análises? Se não, esse artigo é pra você!

As análises laboratoriais desempenham um papel crucial na garantia da segurança e qualidade dos alimentos que consumimos diariamente. A necessidade de rigorosas avaliações laboratoriais se torna ainda mais evidente se considerados os crescentes desafios relacionados à globalização e abastecimento alimentar. Diante deste cenário, a importância fundamental das análises laboratoriais em alimentos tornam-se essenciais para garantir a regulação e promover a segurança dos consumidores de produtos

Segurança dos alimentos é a garantia de que os alimentos que consumimos estão livres de contaminação, são seguros para o consumo humano e não apresentam riscos à saúde. Ela também abrange a implementação de boas práticas de fabricação, bem como o controle de temperatura e umidade durante o armazenamento e transporte, prevenindo doenças transmitidas por alimentos. Para que haja plena segurança dos alimentos, algumas análises laboratoriais são indispensáveis:

  • Análise Microbiológica:

Avalia a presença e a quantidade de microrganismos em alimentos. Ela inclui a contagem de bactérias, fungos, leveduras e outros microorganismos.

 

fonte: https://modumtech.com.br/padroes-referencia-analise-alimentos/

  • Análise Nutricional:

Determina a composição nutricional dos alimentos, incluindo teores de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes (vitaminas e minerais) e outros componentes importantes para a rotulagem. 

  • Determinação de pH:

O pH é uma medida da acidez ou alcalinidade. Em alimentos, o baixo pH favorece a proliferação de microrganismos patogênicos, enquanto o pH mais alto o crescimento de bactérias.

  • Determinação do grau Brix:

O Brix é uma medida da concentração de açúcares em uma solução aquosa, regularmente usada na indústria de alimentos para determinar o teor de açúcar em sucos de frutas, bebidas açucaradas e produtos processados. É importante para garantir a consistência e qualidade dos produtos, além de determinar o grau de maturação das frutas.

  • Análise Centesimal:

Envolve a determinação das proporções de macronutrientes em um alimento, expressas em porcentagem do peso total. Pode ser útil para avaliar o valor nutricional dos alimentos.

  • Análise Físico-Química:

Engloba testes que avaliam características físicas e químicas dos alimentos, como cor, textura, aroma, teor de umidade e teor de cinzas. Esses testes são importantes para garantir a qualidade sensorial e estabilidade dos alimentos, que são fatores que permitem a aceitação dos produtos pelos consumidores e estabelecimento de prazos de validade adequados. Dentre as técnicas de análise físico-química utilizadas na indústria alimentícia, as principais são:

Espectroscopia: usada para identificar e quantificar diferentes componentes em alimentos, esta técnica envolve a medição e análise da interação entre a radiação e a matéria.

Cromatografia: é uma técnica de separação que permite a análise de misturas complexas de componentes. Em alimentos, a cromatografia é frequentemente utilizada para separar e quantificar compostos como vitaminas, pigmentos, antioxidantes e aditivos.

Espectrometria de Massa: é utilizada para identificar e quantificar compostos com base na massa e na carga elétrica de íons formados a partir de uma amostra. Na análise de alimentos, a espectrometria de massa é frequentemente combinada com cromatografia para fornecer informações detalhadas sobre a composição química dos alimentos e a presença de contaminantes.

Titulação: utilizada para determinar a concentração de uma substância em uma solução por meio de uma reação química conhecida. Em alimentos, a titulação pode ser usada para determinar o teor de ácidos graxos livres, acidez total, teor de vitamina C e outros parâmetros importantes.

Análise Térmica: envolve o estudo das propriedades térmicas dos alimentos, como temperatura de fusão, ponto de ebulição e transições de fase. Pode ser utilizada para avaliar a estabilidade e segurança dos alimentos durante o processamento, armazenamento e preparo.

Tem interesse em começar a fazer análises laboratoriais para a melhoria do seu produto? Se sim, você está no lugar certo. Entre em contato conosco agora mesmo!!



Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?