Engeali

Nosso blog

Produção de sorvete: Desenvolvimento e inovações

Já se perguntou como é feito o sorvete? Esse artigo discorre sobre como esse produto é desenvolvido e dicas de inovação para que seu produto seja único.

O sorvete é uma sobremesa gelada globalmente apreciada, cujo setor apresenta um considerável crescimento. Não mais sazonal, ele é agora consumido ao longo de todo o ano, refletindo a sua crescente popularidade e demanda contínua. E em um país como o Brasil, conhecido pela sua tropicalidade e altas temperaturas, o mercado de sorvetes continua a expandir-se. Dessa forma, o desenvolvimento de sorvete na indústria alimentícia tem acompanhado essa demanda crescente e diversificação no mercado.

fonte: https://foodmagazine.com.br/food-service-noticia/qual-a-diferenca-entre-o-sorvete-e-o-sorbet%3F

Sorvete ou Sorbet?

Os gelados comestíveis são produtos alimentícios comumente chamados de sorvete, embora recebam denominações distintas de acordo com sua composição ou em relação ao seu processo de produção. O sorvete e o sorbet são alimentos que pertencem à classe de gelados comestíveis, e que se diferenciam quanto à composição básica. 

Os sorvetes são produtos elaborados basicamente a partir de leite e compostos lácteos, além de açúcar e outros ingredientes alimentares. 

Os sorbets, por sua vez, são feitos apenas com polpa de frutas e água, sem adição de laticínios. É uma ótima alternativa para pessoas que apresentam intolerância à lactose.

Processo de produção do sorvete

O processo de produção do sorvete é complexo e envolve uma série de etapas, desde a seleção dos ingredientes até a distribuição do produto final. Veja a seguir os principais estágios realizados nas fábricas de sorvete.

Preparo da mistura: O primeiro passo corresponde no preparo da mistura do produto, o que envolve a seleção dos ingredientes e a determinação de suas proporções corretas para garantir um produto final com textura e sabor adequados.

Pasteurização: A mistura de ingredientes passa pelo processo de pasteurização, o qual consiste em um tratamento térmico visando a diminuição da carga microbiana deteriorante do produto e a eliminação de microrganismos nocivos à saúde do homem. Essa etapa contribui para garantir a maior conservação do sorvete, além de aprimorar o sabor e a uniformidade.

Homogeneização: A mistura atravessa então por um homogeneizador, no qual os glóbulos de gorduras são quebrados ou reduzidos, atingindo um tamanho uniforme e melhorando assim a textura do sorvete.

Resfriamento: Após a mistura ser homogeneizada, é resfriada em temperaturas próximas a 4ºC para garantir a eliminação dos microrganismos e evitar que voltem a proliferar. Esse processo também apresenta-se  essencial para evitar o surgimento de uma viscosidade excessiva no produto. Ademais, é nessa etapa em que há a inclusão de ingredientes adicionais para conferir sabores específicos ao sorvete.

Maturação: Nesta etapa, o produto passará por um processo de agitação lenta e resfriada, que pode durar de 4 a 24 horas. O objetivo principal é assegurar uma consistência e textura ideais para o sorvete. Além disso, durante esse período, é possível adicionar aromas e sabores à mistura.

Congelamento: Nesse ponto, a mistura é agitada e congelada rapidamente para evitar a formação de cristais grandes de gelos, ao mesmo tempo em que se incorpora ar, obtendo a consistência correta do produto alimentício.

Endurecimento: Em uma das etapas finais do desenvolvimento, o sorvete é embalado e, de acordo com o tamanho da embalagem, da mistura realizada e da quantidade de ar incorporada, pode levar cerca de 24  a 30 horas para proceder com o seu endurecimento.

Armazenamento e distribuição: os sorvetes embalados são então armazenados em freezers com condições controladas de temperatura para que o produto não perca sua qualidade até serem levados aos distribuidores ou pontos de venda.

Inovações no desenvolvimento de sorvetes

Cresce cada vez mais dentro do mercado consumidor a demanda por produtos que atendam questões voltadas à qualidade, saúde e diversidade. A indústria, portanto, deve estar sempre se adaptando a essas exigências, buscando satisfazer consumidores ávidos por novas abordagens e experiências no setor alimentício. Nesse contexto, o mercado dos sorvetes se destaca como um dos segmentos importantes e dinâmicos.

O desenvolvimento de sorvetes mais saudáveis é uma das tendências mais promissoras que busca viabilizar opções alternativas aos produtos tradicionais, abrangendo assim uma maior gama de consumidores que se preocupam com o seu padrão alimentar e visam adquirir benefícios adicionais à saúde através do produto. Essa tendência impulsionou o crescimento dos sorvetes veganos feitos à base de plantas, como os elaborados com leite de amêndoa ou soja, além dos que oferecem elevado valor nutricional e menor teor calórico, utilizando ingredientes naturais. Além disso, a crescente preocupação dos consumidores com a saúde se traduz na preferência por sorvetes funcionais, que incluem ingredientes como probióticos, fibras e antioxidantes.

Novos sabores de sorvete também figuram como uma estratégia para atingir um público maior e acompanhar a evolução das preferências dos consumidores. Dentro desse cenário, sabores exóticos e inovadores, bem como sorvetes alcoólicos, emergem como tendências promissoras, oferecendo uma variedade de opções capazes de promover experiências personalizadas e fidelizar clientes. 

Se interessou e quer saber mais sobre o desenvolvimento de sorvetes? Entre em contato com a Engeali, podemos fazer sua ideia virar realidade!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?