Nosso blog
Qual a IMPORTâNCIA DE PADRÕES MICROBIOLÓGICOS EM ALIMENTOS?
Padrões microbiológicos são parâmetros utilizados para verificar a segurança de determinado alimento, se a venda dele é adequada. Esses padrões são baseados na ausência/presença ou na concentração de microrganismos no produto.. Sendo assim, seu objetivo é garantir a qualidade do alimento, protegendo a saúde do consumidor.
Para entender melhor os padrões microbiológicos existem alguns componentes que devem ser apresentados. Entre eles estão:
Plano de amostragem: é um esquema que define o número de unidades amostrais a serem coletadas (n) e o número de unidades amostrais não conformes (c) permitidos para determinar a adequação de um lote. O plano de amostragem deve assegurar que as amostras analisadas representam o lote de alimento como um todo.
- O Plano de amostragem pode ser classificado em dois:
- Três classes: qualidade aceitável, intermediária e inaceitável;
- Duas classes: qualidade aceitável e inaceitável
n: número de amostra a ser coletada para a realização do teste;
c: número máximo aceitável de unidades do lote em que as contagens microbianas acima do limite mínimo (m) e abaixo do limite máximo (M);
m: limite mínimo que, em um plano de três classes, separa unidades amostrais de “Qualidade Aceitável” daquelas de “Qualidade Intermediária” e que, em um plano de duas classes, separa unidades amostrais de “Qualidade Aceitável” daquelas de “Qualidade Inaceitável”
M: limite que, em um plano de três classes, separa unidades amostrais de “Qualidade Intermediária” daquelas de “Qualidade Inaceitável”;
Microrganismos: Os microrganismos são as menores formas de vida, são seres vivos que não vemos a olho nu. Eles estão presentes em todos os lugares: no ar, na água, em uma superfície e até mesmo nos alimentos. Alguns desses microrganismos são:
- Salmonella;
- Escherichia coli;
- Cronobacter;
- Bacillus cereus;
- Bolores e Leveduras
É responsabilidade da empresa/fabricante determinar a frequência da realização das análises microbiológicas, de forma que seus produtos cumpram com os padrões pré estabelecidos pela Instrução Normativa. A empresa deve definir, de acordo com as características específicas de seus produtos e seu processo (APPCC, BPF), o programa de controle de qualidade do alimento.
É de extrema importância que a empresa siga esses padrões, pois além de estar regularizando seu produto, deixando-o dentro da legislação.
Sendo assim, realizar essas análises microbiológicas é dizer que você, produtor, está garantindo uma segurança alimentar para seus clientes. E, com isso, estará aumentando suas vendas.
Agora que você já sabe qual a importância da definição dos padrões microbiológicos para o produtor e para o consumidor, entre em contato conosco! A Engeali é especializada em serviços de análises microbiológicas e estabelecimento desses padrões.
DEIXE UM COMENTÁRIO!