Engeali

4 micro-organismos mais utilizados na indústria alimentícia

Nosso blog

4 micro-organismos utilizados na indústria alimentícia.

Os microrganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutivos são considerados os grupos das bactérias, fungos, vírus e as leveduras.

Os microrganismos são utilizados no preparo de bebidas, alimentos e vestimenta desde antigamente, bem antes do reconhecimento da existência deles e estudos no século 19. O descobrimento da fermentação ocorreu várias vezes na história da humanidade e trouxe duas vantagens muito importantes, sendo uma delas a eliminação das substâncias tóxicas de alguns graus, e a outra, a preservação dos alimentos.

Atualmente,  a indústria de alimentos necessita na produção de diversos produtos os microrganismos. Existem vários tipos de microorganismo que são considerados do “bem” que  atuam como auxílio em determinados alimentos, como por exemplo:

  • Saccharomyces cerevisiae, são levedura considerada um dos principais microrganismos usufruído nos processos industriais de fermentação alcoólica como o vinho e a cerveja, também pode ser encontrada na fabricação do pão. Esta levedura tem um papel importante na parte de fermentar o açúcar, produzindo álcool etílico e dióxido de carbono.

 

  • Os lactobacillus acidophilus, é uma bactéria considerada uma espécie particularmente famosa, usada para produzir vários alimentos cultivados, entre eles o leite fermentado (Yakult) e o picles. No caso do picles, a mistura dos vegetais com o vinagre produz a fermentação lática do alimento, essa fermentação natural é gerada pela ação dos lactobacillus, presente do próprio vegetal.
  • Schizosaccharomyces pombe, é uma das leveduras presentes na combinação de bactérias que dá a criação ao Scoby. Scoby é uma sigla que significa Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras, a kombucha “mãe”, como popularmente é conhecida. São compostas por celulose e nela habitam mais de 30 bactérias e leveduras diferentes, sendo uma delas a Schizosaccharomyces pombe. As leveduras presentes, transformam o açúcar do chá em álcool e as bactérias convertem o álcool em ácido acético conferindo o sabor “azedo” característico do Kombucha.
  • Penicillium nalgiovense, é um fungo considerável seguro que são utilizados para dar sabor a determinados produtos. O fundo rapidamente coloniza a superfície impedindo que outras espécies nocivas proliferam. Este fungo é usufruído em preparos do salame, justamente para dar sabor característico.

Ainda tem dúvidas de como os microorganismos podem inovar seu alimento? Entre em contato conosco!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?