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Desenvolvimento de novo produto: o que é necessário saber ?

Já pensou em  realizar o desenvolvimento de um novo produto mas não sabe como iniciar ou como conquistar o mercado alimentício com o seu produto? Temos a solução ideal para você no artigo a seguir! 

A indústria de alimentos tem passado por muitas transformações nos últimos anos devido principalmente às mudanças de comportamento dos consumidores, de modo que o Desenvolvimento de Novo Produto (DNP) é considerado uma etapa importante para a criação e sustentação da competitividade entre as indústrias atualmente. A realidade do mercado consumidor no âmbito da alimentação, devido às novas tendências de consumo, exige o Desenvolvimento de Novos Produtos em um curto prazo, convenientes, práticos e saudáveis, sem deixar a desejar em sabor e qualidade. 

Os consumidores vêm orientando suas escolhas de alimentos e bebidas de forma mais sustentável, autônoma e consciente, questões como transparência nas informações, ingredientes, sustentabilidade das embalagens e processos, opções saudáveis e conveniência são os principais fatores em jogo, sem deixar de lado, é claro, o sabor e o prazer de degustar um alimento sem culpa. Os alimentos mais leves, saudáveis e, ao mesmo tempo, saborosos têm sido escolhidos de forma prioritária, e isso vale também para os industrializados. Desse modo, empresas que adotam processos mais amigáveis, têm preocupação com a sustentabilidade e buscam reformular suas linhas como novos produtos sem excessos de nutrientes de atenção, como açúcar e sódio, conquistam o consumidor e ganham cada vez mais mercado. 

Ser o pioneiro pode ser uma grande vantagem dentre os concorrentes, um novo produto inovador ao entrar em contato com o consumidor e ser bem aceito, criará uma barreira para os seus concorrentes, os quais necessitarão desenvolver produtos melhores e com mais atrativos com menor custo, para que conquistem o público alvo. O grande número de lançamentos de produtos faz com que consumidores aumentem as expectativas e diminuam fidelidade às marcas, obrigando as empresas a serem mais ágeis e eficientes nesse processo.

Não há legislação específica para o Desenvolvimento de Novos Produtos. Contudo, para que esse tipo de serviço seja feito pode ser necessário utilizar legislações relacionadas a alimentos como, a Instrução Normativa nº 161 de 1 de julho de 2022 que regulamenta os padrões microbiológicos para os alimentos e a RDC nº 740, de 9 de agosto de 2022 que regulariza o uso de aditivos alimentares bem como seus limites máximos e condições de uso.

O Desenvolvimento de Novos Produtos alimentícios, apesar de necessário, possui certas dificuldades e restrições. Um dos problemas principais enfrentados no setor de alimentos para inovar é principalmente o elevado custo da pesquisa tecnológica. As gerências das empresas possuem uma visão de curto prazo e o sucesso não é garantido, assim preferem não fazer grandes investimentos em pesquisa científica e de mercado. Por conta disso, o produto é desenvolvido de acordo com a opinião da alta administração da empresa, podendo ser um dos fatores que mantêm a alta ocorrência de fracasso de novos produtos após um ano de lançamento.

Além disso, as regulamentações aplicáveis para a indústria de alimentos são baseadas em dados científicos reconhecidos pelas autoridades regulatórias do setor, o que torna o processo de peticionar o registro de alimentos e/ou novos ingredientes, dentre outros documentos, algo muito caro e demorado, pois é requerida a comprovação da segurança de uso bem como a avaliação do produto pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Por fim, para a comercialização de alimentos, há licenças e certificações necessárias, exigências que dificultam o desenvolvimento de fórmulas inovadoras pelas empresas.

O setor de doces e bebidas sempre buscam inovar, desenvolvendo novos produtos que sejam práticos e ao mesmo tempo funcionais para atender às necessidades dos consumidores. Alguns exemplos que podem ser citados é o desenvolvimento de refrigerantes orgânicos e desenvolvimento de gomas de mascar enriquecidas com probióticos. A escolha desses setores se dá pelo fato de que as possibilidades de inovação e a versatilidade dos produtos são muito grandes, de modo que há muitas oportunidades a serem exploradas para que se chegue a um produto aceito pelos consumidores.

O Desenvolvimento de Novo Produto feito pela Engeali é um serviço realizado para criar um produto do zero a partir de uma ideia do cliente, sendo ideal para o empreendedor que possui uma ideia inovadora e deseja desenvolvê-la respeitando a legislação vigente. É de total exclusividade para cada cliente, proporcionando um produto inovador e único dentro do mercado, possibilitando a competição com as marcas líderes do setor. Além disso, a Engeali conta com o apoio de laboratórios, técnicos e professores da UNESP, garantindo uma qualidade sênior com um custo menor.

O serviço de DNP é feito a partir de pesquisas teóricas e de mercado, observando-se a legislação vigente, formulações semelhantes e potencial de mercado. Com base nos estudos teóricos são elaboradas as formulações do produto visando atender as necessidades do cliente, após isso são feitas as rodadas de testes em laboratório para analisar o que pode ser melhorado. Por fim, os resultados são apresentados para o cliente a fim de que ele escolha qual formulação lhe é mais adequada.

Ficou interessado e quer desenvolver o seu produto para inseri-lo no mercado? Entre em contato conosco, a Engeali é uma empresa que vem atuando constantemente na área de desenvolvimento de novos produtos, sendo assim, estaremos dispostos a ajudá-lo (a) a conquistar os seus objetivos, além de proporcionar uma ótima experiência.

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