Engeali

Nosso blog

Expansão do seu negócio através do estudo de conservação!

Já teve vontade de expandir o seu negócio e empreender no mercado, mas não soube por onde começar? Não conseguiu identificar qual as melhorias necessárias para essa expansão?  Caso a resposta seja “sim”, este artigo é justamente para você!

Desde os primórdios, nós seres humanos, buscamos formas de conservar os alimentos, principalmente em épocas de frio ou para alimentos não sazonais, ou seja, procuramos meios para prolongar a durabilidade de um alimento e suprir a falta de comida, de forma a manter a qualidade nutricional, sensorial e padrões microbiológicos. Uma boa conservação de seu alimento evita diversos problemas que possam causar prejuízos,  principalmente, diminuindo o desperdício por perdas de produtos. 

Atualmente, a vida útil de um alimento é muito importante para expansão da comercialização de determinado produto, onde os mercados e consumidores procuram alimentos que tenham prazo de validade dentro de um período seguro para evitar perda de produtos à venda e garantir melhor estoque dentro de padrões de qualidade. Portanto, o estudo de conservação é de grande importância para produtores de alimentos, afetando diretamente na qualidade, capacidade de produção, estoque e distribuição de seus produtos.

O estudo de conservação consiste em um estudo teórico e prático com objetivo de aumentar o tempo de conservação de um produto, o que possibilita uma maior validade e tempo de prateleira. O mesmo, é feitos a partir de uma pesquisa da legislação do produto, prazo almejado e dos métodos de conservação já utilizado e a que melhor agregaria ao produto, seguida de rodadas de testes para atingir tais padrões desejados, ou seja, o projeto do estudo de conservação beneficia o produtor identificando possíveis problemas que podem ser evitados, garantindo um aumento da vida útil do produto, geralmente de a acordo com próprias necessidades, maior tempo de prateleira, evitando desperdícios e obtendo maior lucratividade. 

Os processos de conservação de alimentos também tem como objetivo evitar alterações em alimentos, podendo ser de origem microbiológica, enzimática, física ou química, permitindo que o alimento esteja seguro de contaminações que podem gerar doenças, e com qualidade nutricional e sensorial, elevando o valor final. Os métodos de conservação podem ser feitos por ação da temperatura, o branqueamento, pasteurização e esterilização utilizando o calor e por resfriamento ou congelamento pelo emprego do frio, inativando enzimas e microorganismos que prejudicam na conservação dos alimentos, por métodos de secagem (desidratação e liofilização), o emprego de irradiação ionizante ou não ionizante, e embalagens e aditivos, podendo ser naturais ou químicos que retardam ou inibem ações causadas por micro-organismos.

          Entre alguns cases de sucesso da Engeali, foi o estudo de conservação para molhos de churrasco, onde o produto apresentava problemas com separação de fases, mudanças na aparência do produto havendo perda da cor e brilho, ficando com aparência desagradável, após certo período armazenado e, apesar de algumas características estarem bons, acabou evidenciou-se a presença de alguns microrganismos. Portanto, o estudo de conservação foi realizado solucionando esses problemas através da adição de estabilizante e aditivos, permitindo ao produtor um molho para churrasco mais estável, sem separação e com cor, obtendo uma ótima aparência, melhor qualidade e com vida de prateleira maior, obtendo-se maior expansão de mercado e lucratividade.

E você, identificou em seu produto algum problema de conservação ou pretende aumentar a vida de prateleira? Ainda tem dúvidas de como o estudo de conservação pode expandir seu negócio? Entre em contato conosco que adoraríamos auxiliá-lo e juntos resolvermos o seu problema!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?