Engeali

Nosso blog

Benefícios e malefícios de não ter uma TIN e Rotulagem!

TIN e Rotulagem

Já teve vontade de  expandir seu produto para o mercado através da TIN e Rotulagem, mas não soube por onde começar esse processo?  Caso a resposta seja “sim”, este artigo é justamente para você!

Denominada Tabela de Informação Nutricional (TIN) é uma tabela presente nas embalagens de alimentos e bebidas, a qual contém informações a respeito da composição do produto a ser comercializado, representando assim, o conhecimento sobre o alimento, o qual é direito de todo consumidor. Dessa forma, é obrigatório que a tabela de informação nutricional apresenta as quantidades exatas dos seguintes componentes: carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, gorduras saturadas, fibras alimentares e sódio.

Já a Rotulagem Nutricional é destinada a fornecer ao consumidor informações sobre as propriedades nutricionais e ingredientes relativos àquele produto, o que possibilita a escolha de um alimento mais saudável ou que atenda a dietas nutricionais. 

Novas alterações nas Tabelas de Informação Nutricional:

Bastante conhecida pelos consumidores, a Tabela de Informação Nutricional passará por algumas mudanças e melhorias. Tendo em vista afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem a legibilidade das informações, uma destas alterações é que a tabela passa a ter apenas letras pretas e fundo branco.

Outra modificação será nas informações dispostas na tabela, a qual passará a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 mL, com o intuito ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.

Além disso, a tabela deverá estar localizada próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceita nenhuma divisão. Assim, não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização. Visando produtos em embalagens pequenas  área de rotulagem inferior a 100 cm²  há uma pequena exceção, a qual a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que sejam acessíveis.

Conheça como será a nova Rotulagem Nutricional:

A Rotulagem Nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. O objetivo é simples: esclarecer ao consumidor, de forma clara, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.

Para isto, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três importantes nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar.

Alegações Nutricionais:

As Alegações Nutricionais permanecem como informações voluntárias. Em relação aos critérios para uso de tais alegações, foram propostas alterações com o objetivo de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal. 

Estas alegações não podem estar na parte superior do painel principal caso o alimento tenha rotulagem nutricional frontal. Por exemplo: alimentos com rotulagem frontal de sódio, gordura saturada ou açúcar adicionado, não podem conter alegações para sódio ou sal, gorduras totais, saturadas, trans e colesterol ou açúcares adicionados.

Afinal, quais os benefícios e malefícios de não ter uma TIN e rotulagem?

Não há benefícios em não possuir Tabela de Informação Nutricional e Rotulagem em seu produto, visto que, a ANVISA definiu que todo e qualquer tipo de alimento ou bebida (com certas exceções), que seja produzida no Brasil e vendida em algum tipo de embalagem, deve fornecer ao consumidor informações mais detalhadas sobre aquele produto. E isso é feito justamente com a ajuda da rotulagem nutricional.

Então, as referências compostas na TIN e rotulagem fornecem maior credibilidade ao fabricante, que consequentemente, provoca um aumento nas possibilidades de expansão do seu negócio.

Portanto, para a Rotulagem Nutricional – obrigatória desde 2001 por meio de uma resolução publicada pela Anvisa – existem algumas normas asseguradas por esse mesmo órgão, referentes às informações que podem ou não, e aquelas que devem, obrigatoriamente, figurar na embalagem de alimentos e bebidas embalados. Vale realçar que a ANVISA não realiza a aprovação prévia dos rótulos, sendo a adequação à legislação de inteira responsabilidade da empresa, a qual fica sujeita a notificações, multas, recolhimento do produto em pontos de vendas ou até mesmo cancelamento do registro do produto, em caso de não conformidade.

 

Tem interesse em adquirir Tabela de Informação Nutricional e Rotulagem para os seus produtos? De ser uma marca inovadora e dentro da nova lei? Se sim, entre em contato conosco!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?