Engeali

Nosso blog

principais erros na produção de chocolate

Já encontrou problemas durante a produção do seu chocolate e não sabe como resolvê-los? Caso a resposta seja “sim”, este artigo é justamente para você!

           A venda de chocolate na Páscoa é uma tradição popular em muitos países ao redor do mundo. Durante essa época é comum encontrar uma grande variedade de opções de chocolates disponíveis em lojas e supermercados. Assim sendo, na maioria das vezes se torna o período de maior lucratividade para empresas que trabalham com produção e venda de chocolates.

     O sabor e a qualidade microbiológica do chocolate são extremamente importantes para os consumidores, tanto em termos de experiência gustativa quanto de segurança alimentar.

      Em relação ao sabor, muitas pessoas compram por causa do seu aroma, aparência e textura, pois são fatores que influenciam na experiência sensorial do consumidor. Já em relação à qualidade microbiológica, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os riscos das doenças transmitidas por alimentos, portanto esperam que o produto seja seguro para o consumo.

     O processo de produção do chocolate envolve a colheita do cacau, a fermentação, a secagem, a torrefação e a moagem das sementes do cacau. Em seguida, a pasta de cacau é misturada com açúcar e outros ingredientes e refinado no moinho. A massa do chocolate  é conchada para desenvolver sabor e textura, e é temperada para obter cristais de cacau estáveis. Finalmente, o chocolate temperado é moldado em diferentes formas.

       O fat bloom e o sugar bloom são problemas comuns que podem ocorrer no chocolate devido a mudanças de temperatura e umidade.

            O fat bloom é caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas granuladas e ocorre quando a manteiga de cacau presente se cristaliza devido a mudanças de temperatura, assim ela se separa dos sólidos de cacau e sobe para a superfície do chocolate, formando essas manchas.          

Foto 1: Fat Bloom

             Já o sugar bloom, ocorre quando a umidade do ambiente entra em contato com o açúcar presente no chocolate, fazendo com que o açúcar se dissolva e, quando evapora, forma pequenos cristais na superfície do produto. Embora ambos não representem riscos para a saúde, eles podem afetar negativamente a aparência e textura do chocolate.         

Foto 2: Sugar Bloom sobre a cobertura do chocolate

            O chocolate é sensível a absorção de odores do ambiente, esse fenômeno é muito comum, pois como eles contém gorduras vegetais, podem absorver odores fortes da mesma forma que a manteiga, a margarina e os óleos. Isso acontece porque muitas das moléculas responsáveis pelo odor e pelo sabor de alimentos são lipossolúveis, o que significa que são dissolvidas pela gordura dos chocolates e coberturas, penetrando no produto.

           Para evitar que o  chocolate ou cobertura absorva algum cheiro indesejado, deixe-o sempre protegido pela própria embalagem ou plástico filme e não o armazene próximo a alimentos com odor forte, como cebola, alho, especiarias, carnes, entre outros.

       Também estão suscetíveis a vários tipos de danos mecânicos, como quebra, rachaduras, amassados e arranhões. Todos esses podem afetar a aparência e textura, bem como alterar o sabor e aroma. Por isso, é importante manusear o chocolate com cuidado e armazená-lo em local adequado para evitar danos.

            Esse tipo de erro pode ocorrer em várias etapas do processo de produção, como o transporte, o armazenamento, a temperagem, e moldagem e até mesmo durante o processo de embalar o produto. Contudo, isso gera graves prejuízos para as indústrias, gerando perda de matéria prima, retrabalho, atraso na produção, consequentemente causando queda da produtividade e diminuição de lucro para a empresa.

          Por fim, para evitar esse tipo de problema é fundamental que as empresas invistam em treinamento e controle de qualidade para garantir que erros mecânicos sejam minimizados e que a qualidade do produto final seja preservada.

          Ainda tem dúvidas sobre os problemas que podem afetar a produção de chocolate ? Ou talvez você precise de ajuda para implementar o POP e garantir a qualidade e a segurança de seu produto ?  Se sim, entre em contato conosco!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?