Engeali

Nosso blog

Embalagem de alimentos: como escolher a melhor para seu produto?

Já tentou identificar qual o melhor tipo de embalagem para o seu produto? Diversos problemas durante o armazenamento e preservação do alimento podem ocorrer por conta da embalagem inadequada para seu tipo de produto, venha conferir!

A embalagem desempenha um papel fundamental na indústria alimentícia graças às suas múltiplas funções. Além de conter o produto, a embalagem é muito importante na sua conservação, mantendo qualidade e segurança, atuando como barreira contra fatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica dos alimentos.

Uma das principais funções da embalagem é a de proteção dos alimentos que estão em seu interior. A embalagem deve permitir o seu transporte, distribuição e manuseio, protegendo-o contra choques e problemas externos. O sistema de embalagem deve também proteger o produto contra adulterações ou perdas de integridade, acidentais ou provocadas através da abertura como (selos, tampas, tampas com botão á vácuo, etc.).

Para escolher o melhor tipo de embalagem para seu produto, é necessário saber quais as necessidades do mesmo. É necessário analisar se ele requer uma barreira à umidade, aromas, ar, luz ou gordura. Para isso, é necessário considerar alguns fatores, como se o produto em questão quebra com facilidade, se pode perfurar a embalagem, se é muito ácido, em que condições esse deve ser armazenado, entre outros pontos, esses fatores são de grande importância na hora de escolher a melhor embalagem.

A finalidade da embalagem é preservar a excelência e a proteção do alimento. Além disso, é imprescindível que a embalagem seja composta por materiais que não se transfiram para o produto em quantidades que possam prejudicar a segurança dos consumidores ou alterar as propriedades sensoriais do mesmo.

Ela é concebida e adaptada a uma certa tecnologia para a qual é completamente indispensável, desempenhando assim um papel ativo, como no processamento térmico, no acondicionamento a vácuo e na atmosfera modificada. Esses processamentos são alguns dos mais utilizados em embalagens comerciais para alimentos.

Para os produtos que são submetidos ao tratamento térmico, é essencial que as embalagens sejam completamente vedadas, capazes de suportar altas temperaturas e permitir que haja variações no volume do produto sem risco de deformação permanente. Além disso, a embalagem deve ser adequada para o processo de esterilização, permitindo o envase do produto já processado e o fechamento em condições perfeitamente estéreis, garantindo a integridade e a vedação hermética do material e das junções.

Embalagem em atmosfera modificada, consiste no acondicionamento em uma atmosfera gasosa, na qual emprega-se normalmente uma mistura de oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio, esse tipo de embalagem é muito utilizada para produtos como snacks doces ou salgados para manter a crocância e evitar a quebra. É também utilizada para verduras como alface e nesse caso, é necessário armazenar os produtos em baixas temperaturas. Para isso, utilizam-se equipamentos de refrigeração e embalagens especiais que possuam propriedades de permeabilidade seletiva e controlada. Essas embalagens permitem manter, dentro dos limites desejados, a composição dos gases presentes na atmosfera interna, mesmo diante do processo metabólico ativo dos itens embalados.

O rótulo desempenha um papel muito relevante nas embalagens, além de ser considerado um direito básico do consumidor, respaldado pelo artigo 6°, inciso III da Lei n°8.078/90 – CDC. Atualmente os consumidores buscam saber exatamente o que está consumindo e as embalagens rotuladas são fundamentais nesse sentido, também funcionam como marketing de um produto, elas informam a sua origem, composição, entre outros fatores que podem ou não levar o consumidor a comprar determinado produto. Ainda, a rotulagem dos alimentos permite que o consumidor compare produtos da mesma categoria, a fim de avaliar e escolher de maneira mais consciente.

A evolução associada às exigências dos modernos sistemas de distribuição tem favorecido o aparecimento de novas embalagens. Elas são resultantes da aplicação de novas tecnologias de fabricação e processamento de materiais, do aparecimento de novas matérias primas ou mesmo de novas combinações entre materiais tradicionais. Apesar da inquestionável importância econômica e social da embalagem, a consciência do seu impacto no ambiente e a regulamentação impõem a necessidade de prevenir a produção excessiva de resíduos de embalagens e de desenvolver a sua valorização, de modo a diminuir de forma intensa seu depósito em aterros e promover a economia ambientalmente sustentável.

Tem dúvidas sobre embalagem de alimentos: como escolher o melhor para seu produto é porque poderá aumentar suas vendas? Se a resposta for sim, entre em contato com nós da Engeali! A nossa empresa é especializada em oferecer serviços de consultoria e estudo de embalagem. Dúvidas sobre o conteúdo exposto, deixe nos comentários sua pergunta que assim que possível, iremos te auxiliar!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?