Engeali

Nosso blog

POR QUE DESENVOLVER ALIMENTOS INCLUSIVOS?

alimentos inclusivos

Já teve vontade de desenvolver alimentos inclusivos mas não soube por onde começar? Entenda nesse artigo a importância de se ter cada vez mais produtos inclusivos disponíveis e saiba como dar o primeiro passo!

O que são alimentos inclusivos?

Nos últimos anos, o termo que vêm ganhando popularidade entre os indivíduos com restrições alimentares para representar artigos sobre sua condição é “alimentação inclusiva”, que é a prática de incluir esse grupo em qualquer ambiente da sociedade, seja um evento, bar ou restaurante, disponibilizando alimentos que agradem a população no geral e que possam ser ingeridos por esse público específico.

Alimentos inclusivos são produtos desenvolvidos com o intuito de atender às necessidades e preferências de grupos diversos de consumidores, especialmente aqueles que possuem restrições alimentares, alergias, intolerâncias ou condições específicas de saúde. Esses alimentos são formulados para serem seguros e apropriados para consumo por uma ampla gama de pessoas, sendo seguro não somente para o público geral, mas também para aqueles que precisam sempre se atentar às especificações de tudo o que consomem.

Público alvo

Um exemplo de grupo beneficiado pelos alimentos inclusivos são pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, bem como indivíduos que possuem intolerância à lactose. Existem também pessoas que possuem restrições em relação ao açúcar, como diabéticos e resistentes à insulina. Já não é mais incomum encontrar no supermercado produtos acessíveis a essas pessoas, como o leite sem lactose e o pão sem glúten, porém alimentos nessas condições ainda estão longe de se tornar a norma.

No entanto, atender pessoas com tais restrições não pode ser mais considerado um singelo nicho.

Como me adaptar?

Pense em boas formas de substituir alimentos por opções inclusivas. Trocar o leite integral pela versão sem lactose ou vegetal, como o leite de amêndoas. A carne, por sua vez, pode ser substituída por cogumelos, grãos variados ou vegetais. Farinhas com glúten podem ser substituídas por farinhas sem glúten,como a farinha de arroz. O açúcar também possui adoçantes alternativos que podem substituí-lo. Todas essas adaptações são muito importantes para garantir acessibilidade de todos e expandir o público original de um determinado produto alimentar.

O objetivo dos alimentos inclusivos é promover a igualdade de acesso à nutrição adequada e saudável para todas as pessoas, garantindo que elas possam desfrutar de uma variedade de opções alimentares que atendam às suas necessidades individuais. Isso não apenas contribui para a saúde e o bem-estar de pessoas com necessidades dietéticas especiais, mas também fortalece a inclusão social e a diversidade cultural na sociedade.

Ficou interessado em nosso serviço e quer saber como desenvolver um produto inclusivo? Entre em contato conosco!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?