Engeali

Nosso blog

Aditivos na indústria: saiba sobre as substâncias utilizadas para ajudar na textura

Os aditivos são muito utilizados na indústria alimentícia devido a sua capacidade de intensificar sabores e cor, alterar textura e prevenir que um alimento sofra danos através de microorganismos. Trouxemos para você nesse artigo informações sobre alguns aditivos usados na indústria.

De acordo com a portaria 540/97 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o aditivo alimentar “é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais”. Portanto são substâncias químicas adicionadas nos alimentos com objetivo de auxiliar no sabor, textura, cor e principalmente prolongar o prazo de validade mantendo as propriedades do produto, a substância química colocada pode variar de acordo com a sua função: conservante, estabilizante, corante, acidulante, emulsificante, adoçante e outros.

Fonte: Blog E.nutri 2021

 

Os principais aditivos utilizados na indústria alimentícia são espessante, emulsificante e estabilizantes.  Segundo a legislação brasileira, espessante é a substância que aumenta a viscosidade de um alimento, melhorando a textura e a consistência dos alimentos processados. É hidrossolúvel e hidrofílico, sendo usado para dispersar, estabilizar ou evitar a sedimentação de substâncias em suspensão.  Emprega-se em tecnologia de alimentos e bebidas como agente estabilizador de sistemas como suspensões (sólido-líquido), emulsões (líquido-líquido) ou espumas (gás-líquido). A grande maioria dos espessantes são formados por polissacarídeos e proteínas, os principais encontrados no mercado estão os polissacarídeos, como o agar-agar, os alginatos e a carragena; as pectinas e gelatinas.

Estabilizantes mantêm as propriedades físicas dos alimentos, mantendo a homogeneidade dos produtos e impedindo a separação dos diferentes ingredientes que compõem sua fórmula. Frequentemente são mono e diglicerídeos, produzidos a partir de óleos vegetais, como a lecitina de soja. Os estabilizantes possuem muitas funções nos alimentos. São substâncias que também facilitam a dissolução, aumentam a viscosidade dos ingredientes, ajudam a evitar a formação de cristais que afetariam a textura (melhorando a mesma) e mantêm a aparência homogênea do produto e colaborando com a formação e estabilização de espuma. Os principais agentes estabilizantes incluem os alginatos; agar-agar; ácido meta-tartárico; fosfatos dissódico ou de potássio; fumarato de estearila e sódio; gluconato de cálcio e gomas.

Emulsificantes são compostos químicos que permitem a formação de uma emulsão estável ao longo do tempo, ele é utilizado na indústria alimentícia para dar aos produtos uma consistência sedosa e densa tornando mais atrativo para o consumidor. Os produtos enriquecidos com emulsificantes costumam ser chamados de aveludados, delicados e cremosos. Graças aos espessantes e emulsificantes, os produtos alimentícios têm sempre a mesma alta qualidade, o que significa ausência de delaminação, cor e consistência consistentes. Com estas substâncias, os produtos alimentares não só têm uma aparência melhor, mas também têm um sabor melhor.

Os espessantes são mais indicados  na indústria de alimentos principalmente em produtos lácteos, de panificação, carnes e molhos pela sua capacidade de aumentar a viscosidade, já o estabilizante é muito utilizado em alimentos como chocolates, pudins, sorvetes e produtos lácteos, por manter a uniformidade, emulsões e suspensões. Os emulsificantes estão presentes em alimentos como margarina, salsicha, sorvetes , recheios e produtos instantâneos pela capacidade de auxiliar a misturar ingredientes que não se combinam como água e óleo, permitindo a formação de emulsões estáveis.

O uso de aditivos tem diversas vantagens tecnológicas para os alimentos como facilidade e eficiência no processamento, como já mencionado essas substâncias são de grande utilidade para a conservação, segurança, estética e conveniência dos produtos alimentícios. Um dos maiores benefícios vem da capacidade que essas substâncias possuem de neutralizar agentes contaminantes e combater a ação microbiana evitando o prejuízo na qualidade e frescor do alimento assim aumentando a vida útil do produto.

Os aditivos também tem como benefício a melhora sensorial que são de extrema importância para os atuais padrões dos consumidores, eles podem promover alterações no sabor, cheiro, aparência, coloração, textura e consistência tudo isso deixa o produto mais atrativo para os consumidores

Se você busca criar um produto de qualidade os  aditivos são essenciais para que seu produto seja seguro para consumo pois eles retardam a contaminação de fungos e bactérias e podem manter ou aumentar a capacidade nutricional, além de ajudar a reduzir as perdas e melhorar o rendimento dos alimentos.

Gostaria de utilizar algum aditivo em seu produto e não sabe como? Entre em contato conosco da Engeali. Dúvidas sobre o conteúdo exposto, deixe nos comentários sua pergunta que assim que possível, iremos te auxiliar!

Compartilhe!

DEIXE UM COMENTÁRIO!

CONTATO

(17) 3221 – 2541

contato@engeali.com.br

 

Rua Cristovão Colombo, nº 25565, Jardim Nazareth

São José do Rio Preto – SP

ENVIAR MENSAGEM
Entre em contato!
Olá! 👋
Podemos te ajudar?